segunda-feira, 4 de maio de 2009

.referências

Como toda obra, no processo de criação da mesma, os seus atores mesmo que de forma inconsciente acabam trazendo consigo uma bagagem de referência de outras obras que já conheceu, e utiliza um pouco de tudo, adaptando as suas idéias, na sua nova criação.

Digo isso não de forma a "acusar" todos de plágio. Mas sim falando em modo geral, de que nós seres humanos possuímos uma caixa de idéias que vão se transformando de acordo com o que já vivenciamos ou o que já "conhecemos", mas alteramos de acordo com nossos próprios pensamentos. Assim como já dizia Lavoisier e sua famosa frase: "Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma".

E com base nisso, que apresento agora através de quais referências chegamos até a conclusão da idéia do enredo de Spectro Vital. Acredito que talvez esse seja um dos processos de desenvolvimento mais importante para o game. A pesquisa por significados e origens de vários fatores, que levam até o resultado final.



Como referência principal e a mais direta, temos as histórias do grande escritor Neil Gaiman. Sendo a principal delas a coletânea Sandman, com a história dos sete Perpétuos, o Universo de Sonhar etc. Decidimos, através dos conceitos que Neil Gaiman fala de Sonhar, criar o nosso próprio Sonhar, baseado na mente do garoto Noah. A forma que ele enxerga tudo e como os Perpétuos estão presentes para ele.

Mas a idéia de que temos de Sonhar, é que cada pessoa possuí o seu Sonhar de forma única. Então Noah, sendo uma criação nossa, teria que ter um Sonhar próprio e especial. Dessa forma, outra grande referência que usamos foi a do jogo Shadow of the Colossus, da plataforma PlayStation 2. Estaremos fazendo os cenários de Sonhar com traços semelhantes ao do game, e com idéia de criar espaços grandes, abertos e com muitas possibilidades de exploração.

Em seguida vemos a referência ao filme O Labirinto do Fauno, dirigido por Guillermo del Toro. Optei por colocar logo essa imagem do filme nas referências, para que vocês possam perceber logo de cara o ponto principal da mesma. Usamos a idéia central do filme, na criação da nossa capa, com o garoto Noah também em frente a uma árvore morta. E além disso, queremos capturar a mesma essência e o clima ao mesmo tempo que sombrio, também fantasioso, para o nosso jogo.

E por fim, mas não menos importante, temos como referência o game Folklore, da plataforma PlayStation 3. E talvez as referências dele sejam as que mais estão ligadas a história criada por Neil Gaiman, pois o próprio jogo já utiliza indiretamente alguns conceitos do escritor. Assim como em Sandman, os universos que existem em Folklore existem justamente porque os humanos acreditam nele, sendo reinos astrais - conhecidos como Netherlands no jogo - e no momento que os humanos deixam de acreditar, os reinos deixam de existir também. Seguindo essa idéia do jogo e misturando aos conceitos de Sandman, decidimos criar um Sonhar que existe pelo simples fato de que Noah acredita naquilo. O garoto passar a criar a idéia e os reinos astrais de sua própria mente, na sua visão. Criando os Perpétuos da forma que ele enxerga, na existência desses reinos. E também, outro fator principal que buscamos como referência em Folklore, foi a idéia da arte conceitual que carrega um clima mágico, e os cenários diferentes e criativos.

Bom, essas são as referências principais que estamos usando no desenvolvimento de nosso jogo. Mas é claro que as vezes vem em nossa cabeça uma ou outra idéia, que sempre pode ser bem explorada. Mas de modo geral, tudo gira em torno disso.


- Matheus Pitillo

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