sexta-feira, 22 de maio de 2009

.mini projetos (LPGV)

Durante esse semestre em nosso curso, dentro de uma das matérias de LPGV (Laboratório de Produção de Games V), estamos focando em criações curtas baseadas em algo relacionado ao nosso TCC. Temos dois professores diferentes para essa matéria. Enquanto um trabalha com programação por C#, utilizando XNA, o outro está nos cobrando vários testes mais "simples" para irmos adiantando o estudo das técnicas que usaremos em nosso TCC. São esses testes que eu chamo aqui de Mini Projetos, pois são games completos, mesmo que com o intuito de serem curtos e diretos ao ponto.

No início do semestre, o Professor Maurício Tuska nos disse que faríamos em um total de 4 à 6 Mini Projetos. Porém, pelo andamento das aulas e o desempenho da maioria dos alunos, de modo geral, até agora concluímos 3 deles. E acredito que talvez faremos um 4º, mas sem muita certeza ainda. Abaixo irei citar os 3 que fizemos, explicando o objetivo por trás dos mesmos e colocando aqui algumas imagens para os curiosos. Hahaha!

PROJETO#01

Não há muito o que falar sobre o Projeto#01, por algumas razões. A primeira delas - e a mais importante também - é porque nós acabamos concluindo ele apenas para marcarmos nota na matéria, já que até então não haviamos comprado a licença da C4 Engine e não teria como produzir algo que poderia ser reutilizado no TCC posteriormente.

Acabamos por decidir criar um cenário em 3D diretamente pelo Blender, utilizando a lógica de programação do próprio software. Fizemos um teste de física, ao qual o objetivo seria empurrar blocos de pedra colorida, em cima de certos pontos da sala, que possuiam a mesma cor. Para no fim surgir um outro objeto, que no caso tinhamos em mente de ser um dos Spectros do jogo. Porém, como citei acima, não havia razão alguma de utilizarmos isso no TCC, pois não foi feito pela C4 Engine. Dessa forma, nem irei colocar uma imagem aqui do Projeto#01.

PROJETO#02

Para o desenvolvimento do Projeto#02 houve muito mais empolgação de nossa parte. Já estávamos utilizando a C4 Engine e decidimos por criar um mini projeto que pudessemos testar uma função muito importante que usaremos em nosso TCC: os raios de luz.



Em Spectro Vital, para os jogadores poderem ter um guia de localização um pouco menos complicado, optamos por colocar três raios de luzes que surgem do céu e iluminam o centro de cada uma das Árvores Vitais do jogo. Assim, mesmo estando em um ponto muito longe de Sonhar, o jogador poderá ir seguindo o caminho, buscando os raios de luzes pelo céu, até chegar no ponto específico.

Então, em nosso Projeto#02, pegamos um dos cenários que a própria Engine já oferecia e re-editamos o mesmo, colocando mais alguns efeitos especiais e funcionalidades. E entre elas está os raios de luzes - ainda em fase beta - exemplificando mais ou menos a forma como vamos quere-lo em nosso TCC. Ao se aproximar do mesmo, aciona-se um trigger que ajustamos pela lógica de programação da Engine, fazendo o raio desaparecer e surgir um próximo, em outro ponto do cenário. Representando justamente quase como um guia/mapa de apoio ao jogador.

PROJETO#03

Para o desenvolvimento do Projeto#03 decidimos nos focar em outro ponto de suma importância para a criação do nosso Projeto Final, o TCC. Optamos por estudar dessa vez, nesse mini-projeto, a forma como funciona o que chamamos de zonas e portais, dentro da Engine. Uma zona é o que "diz" à Engine o que ela deverá renderizar em tempo real, enquanto há alguém jogando. Os cenários precisam ser divididos por campos de zonas, caso quisermos evitar quedas de frame rate ou até mesmo poder exigir menos das máquinas dos jogadores.

Quanto aos Portais, existem três deles, com diferentes funções: teletransporte, oclusão e direcionamento. O portal de teletransporte faz exatamente o que o nome já diz; ele move o jogador de um ponto à outro do cenário, onde pré-definimos anteriormente. Quanto ao portal de oclusão, faz com que tudo que esteja atrás da área que delimitamos ao portal, não seja renderizado, de acordo com a visão do jogador. Ou seja, o jogador olhando de frente um cenário que haja um portal de oclusão na frente, ele não conseguirá ver o que tem ao fundo, e sim apenas nas laterais. E por último, mas não menos importante, está o Portal de Direcionamento. Este portal tem a finalidade de unir duas zonas distintas, em um mesmo ponto de renderização. Ou seja, no local onde posicionamos esse tipo de portal, o jogador conseguirá enxergar de uma zona a outra, mesmo estando em apenas uma delas.



Em nosso Mini-Projeto#03 utilizamos apenas o que chamamos de Portal de Teletransporte, pois por enquanto é o que vemos como o tipo de portal mais importante - e que mais utilizaremos - em nosso TCC. O cenário desse mini-projeto foi criado por nós, baseando-se em outras referências de outras demos que acompanham a própria C4 Engine.

Fizemos um cenário fechado - diferente do cenário do Projeto#02 - e espalhamos vários espelhos pelo mesmo, que serviram como portais. Ao passar por eles, o jogador acaba chegando em outros pontos do mapa. Alguns dos portais possuem volta, para o cenário anterior, e já os últimos portais possuem apenas ida, sem poder voltar. E por último, na última zona desse mini-projeto, estudamos uma lógica de programação que habilitava a Inteligência Artifical de inimigos. Fazendo surgir aranhas que atacam o jogador, tentando matá-lo.

OUTROS MINI-PROJETOS...

Por enquanto ainda não sabemos se será exigido pelo professor um quarto e último mini-projeto, pois pelo que parece não haverá tempo, já que o semestre já está acabando. Mas caso isso ocorra, postarei mais sobre o 4º Mini-Projeto mais pra frente aqui no blog, ok?

Bom, é isso! E no próximo post estarei colocando aqui um novo cronograma, mais completo, com todas as etapas de desenvolvimento do nosso TCC, com algumas datas já pré-definidas. Valeu pessoal!

- Matheus Pitillo

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