terça-feira, 12 de maio de 2009

.engine

Para decidirmos como seria Spectro Vital, precisávamos primeiramente chegar em um consenso e definir qual Engine estaríamos utilizando para o desenvolvimento do jogo. Definindo a Engine e suas possibilidades, podemos ter uma visão melhor de um resultado final, ou pelo menos o que podemos esperar dele. - Para quem não sabe, engines são softwares com intuito de facilitar a criação e a programação de um jogo, deixando o mesmo mais acessível para os artistas.

Por exemplo, uma de nossas opções para o jogo seria em Point and click, todo ilustrativo, seguindo uma sequência de narração que simulasse um graphic novel, para se aproximar mais do estilo narrativo de Neil Gaiman e Sandman. Dessa forma, nossa primeira idéia era criar todo o jogo através da linguagem de Action Script pelo Flash, em 2D. O problema que queríamos ir mais além. Sabíamos que optando por esse caminho garantiriamos um resultado mais certo no final do projeto, mas a nossa vontade era de arriscar algo maior. Algo que chamasse mais atenção ou até mesmo conseguisse um destaque diferenciado em nosso curso. E por ser nosso Trabalho de Conclusão de Curso, acabamos decidindo por um jogo totalmente em 3D.

Tendo certeza da nossa opção em um jogo 3D, precisávamos definir enfim a Engine que utilizariamos. Em cima disso, queríamos uma Engine que pudesse oferecer ao mesmo tempo que mais facilidade na lógica de programação, ou até mesmo uma interface intuitiva e amigável para quem não tivesse muita experiência na criação de um jogo grande ainda. Assim, após alguns estudos de opções que tinhamos no mercado e visando também uma escolha mais acessível e barata, decidimos pela C4 Engine.

O valor da licença que comprariamos era de 350 dólares. Apesar de que iríamos dividir entre nós três esse valor, ainda assim achamos esse preço um pouco salgado - mesmo sabendo que comparando a outras Engines, a C4 estava até na lista das mais baratas - Mas então mandei um e-mail para o dono da C4 Engine, explicando o nosso caso, como alunos, e conseguimos um desconto de 100 dólares, que ajudou muito.

Mas vocês podem estar curiosos para saber o porque dessa escolha pela C4 Engine. Então, abaixo vou explicar um pouco o porque disso.

C4 ENGINE

A C4 Engine é atualmente uma das game engines 3D mais tecnologicamente avançadas para as plataformas Windows XP, Vista e Mac. Tendo um suporte gráfico muito forte, inclusive para plataformas dessa geração atual, podendo rodar tanto no PlayStation 3, como em computadores.

A C4 Engine possui uma base com ferramentas de implementação e programação de jogos muito abrangente. Não só no seu destaque na parte gráfica, mas também com suporte integrado na parte sonora; musical; rede online; suporte a cinco diferentes tipos de luzes fundamentais; com direito a luz e sombra renderizadas em tempo real, em escala global. Além de possuir uma interface muito boa, que permite que até mesmo os desenvolvedores mais leigos possam trabalhar com a Engine sem precisar lutar demais, na raça, com a linguagem de programação dela.

Falando em programação, a sua linguagem é o C++. Porém, pelo que já estudamos da Engine, estamos conseguindo aprender a lógica de programação ao qual a Engine funciona, para evitar ao máximo precisar alterar muito do código raiz do game. Assim, usaremos no jogo muitos scripts que a própria engine já oferece, unindo controladores, eventos, triggers, efeitos especiais etc.



Acima estão três imagens da interface da Engine. Sendo a tela principal do World Editor, a tela da lógica de programação em Script e o Shader Editor, respectivamente.

Outra coisa bastante interessante que a Engine possui é um sistema de criação de terrenos - pelo próprio World Editor - que permite criação de terrenos baseados em voxel map, que pode ser editado em tempo real. Assim, as texturas que criamos na palheta de terrenos é identificada em todas as dimensões, não distorcendo quando queremos criar montanhas, quedas no próprio cenário ou até mesmo cavernas. Ela detecta automatica as dimensões, não distorcendo a palheta e chegando em um resultado bonito e interessante, o que seria impossível utilizando um sistema de terrenos comuns, baseado em height maps.

A criação de zonas de renderização e portais também é outro fator muito importante e que destaca a C4 Engine, além de ótimos efeitos especiais que ela oferece, para colocarmos ingame e bastante coisa que eu poderia passar o dia todo aqui explicando. Hahaha!



Acima vocês podem ver três imagens de jogos que foram feito pela C4 Engine. Ficando claro o nível de qualidade gráfica que ela possui.

Bom, estarei passando aqui o link do site oficial da C4 Engine, para caso alguém queira ler mais detalhes e até mesmo ver mais imagens ou acompanhar o fórum de dicussão. E também, irei colocar o link da comunidade no Orkut, feito especialmente para os desenvolvedores brasileiros que estão utilizando a Engine. Mas, como ela ainda é bem recente no mercado, por incrível que pareça não havia nenhuma comunidade ainda, portanto, eu acabei criando a primeira sobre ela. Os interessados, podem participar também. ^^

Site Oficial C4 Engine: clique aqui.
Comunidade C4 Engine (Orkut): clique aqui

Até mais, pessoal! E no próximo post eu irei falar mais detalhes sobre os mini projetos que estamos fazendo durante o semestre, para irmos treinando funções da Engine e podermos usar posteriormente em nosso TCC.

- Matheus Pitillo

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