segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

.banca + II Festival de Games

Provavelmente o penúltimo post aqui do Blog, estarei falando os últimos acontecimentos aos quais o nosso Projeto Spectro Vital passou. O que na verdade, desde o início, foi o objetivo final: A BANCA. E depois, de quebra, a participação no II Festival de Games da PUC-SP. Só para dizer que eu não avisei antes: talvez vocês leiam aqui um pequeno desabafo em relação aos últimos acontecimentos, portanto, não levem para o lado pessoal e se não estiverem interessados na baboseira que eu vou dizer, apenas não leia! (:

A BANCA:

Nos dias 02 e 04 de Dezembro aconteceram as Bancas de avaliação final dos nossos Projetos de TCC. Nosso grupo acabou sendo o quarto a apresentar o projeto, no dia 02 de Dezembro. De acordo com a "regra" da Banca, cada grupo teriam apenas 15 minutos para apresentar todo o projeto, que incluia os nossos slides de apresentação, a explicação técnica do projeto - sendo a linguagem de programação, dividida em módulos e a parte artística - e o próprio jogo em si.

Apesar do tempo curtíssimo tentamos dividir a apresentação sendo 8 minutos para a apresentação dos slides em PPT e os outros 7 minutos para a apresentação do jogo rodando. Acredito que conseguimos apresentar bem a nossa proposta. Os slides estavam completos e, nosso jogo foi um dos únicos que conseguiu ser entregue por completo, do início ao fim. Para a Banca fizemos uma outra versão do jogo contendo spawn points especiais, em diversos locais do jogo, para que desse tempo de apresentarmos pelo menos um pouquinho de cada cenário, no tempo curtíssimo que tivemos.

Terminada a nossa apresentação não houveram muitas críticas, mas também não houveram muitos elogios, a não ser pelo Prof. Donizetti. Foi como se os professores da banca estivessem avaliado o jogo de uma maneira mais neutra. Mas em especial, o Prof. Donizetti nos elogiou bem e gostou muito do nosso jogo, o que por fim nos animou muito.

Agora vocês devem estar se perguntando: por quê eu falei no início do post que aqui poderia ter um desabafo? O negócio é o seguinte.. continuando as apresentações dos próximos grupos, fica claro uma separação por preferência da parte de alguns professores. E essa mesma separação e consideração foi estendida da banca para o Festival. O que acabou sendo algo que eu e mais alguns colegas já previamos que iria acontecer. Mas concluirei essa minha opinião mais para frente...

Ao fim, lançada as notas finais da Banca, que diferente de TODOS os cursos só foi dita semanas depois, nosso grupo tirou 8.5 com o Projeto Spectro Vital. O que sinceramente me deixou um pouco chateado por termos nos dedicado tanto ao projeto e ter agarrado essa idéia do começo ao fim. Sendo um dos poucos jogos que foram entregues por completo e com todas as etapas feitas e avaliadas de forma ótima. Para no fim, não termos tirado nem 9.0. Voltando ao o que eu disse ali em cima, da preferência clara de alguns professores por alguns alunos. Mas tudo bem, a gente releva! (:

II FESTIVAL DE GAMES PUC-SP:

O II Festival de Games da PUC-SP ocorreu no dia 11 de Dezembro, no auditório da PUC-SP, Campus Marquês de Paranaguá. Diferente do I Festival, o II não estava organizado. Talvez pela falta de tempo e correria de fim de ano, não teve como se dedicar muito ao mesmo. Mas o pior de tudo não foi nem a falta de organização, mas o fato de que nem mesmo a comissão avaliativa do Festival estava presente no momento em que os grupos inscritos se apresentaram. Ou seja, novamente o "julgamento" dos jogos foram totalmente imparcial como previamos e de forma a beneficiar algumas pessoas de acordo com a preferência de alguns professores por alguns alunos.

Foram apresentados muitos projetos interessantes, o que de certa forma acaba contribuindo positivamente ao curso. Já que notamos que ao fim todos alunos que estudaram o curso conseguiram ao menos fazer um jogo - ou parte dele - com o que aprendemos durante esses anos na faculdade. Entre os jogos apresentados, os que na MINHA OPINIÃO mais chamou minha atenção foram os jogos: O Labirinto de Nyx, Viroses, Outerlimits Race e Police Riot. Cada um deles com seus pontos positivos e negativos, assim como o nosso jogo Spectro Vital.

Uma semana depois do II Festival, lançaram as colocações de cada participante, na qual ao fim foi a seguinte: 1º Lugar: O Labirinto de Nyx (Isabel Elias) ; 2º Lugar: Galaxy BOOM; 3º Lugar: Outerlimits Race (Guilherme Lucena) & Aiedo (Mídias Digitais).

Como pode-se observar, aconteceu um empate na terceira colocação, o que acabou considerando os dois jogos. A comissão avaliativa do II Festival de Games da PUC-SP foi composta pelos professores Rogério Cardoso, Fábio Fernandes e Eduardo Savino.

Bom, e agora caso você não queira ler a minha opinião quanto a todo esse processo, peço que pare de ler aqui mesmo. Mas enfim, de qualquer maneira, aqui também está apenas a minha opinião. Não quer dizer que seja a verdade absoluta de nada, muito menos que deve ser levada em consideração. Você leitor considere da maneira que quiser.

Primeiramente, pode parecer mentira de minha parte dizer isso - já que o nosso jogo não ganhou no Festival - mas eu fiquei felicíssimo com a primeira colocação ser da Isabel Elias com o game O Labirinto de Nyx. Por quê? Simplesmente porque o que mais me chateia não é o fato de termos perdido o festival, mas sim a forma clara de como alguns professores durante todos os anos de curso beneficiam alguns alunos aqui e outros ali por serem os preferidos deles. Ou até mesmo por alguns desses alunos puxarem o saco do professor durante os 3 anos de curso e sempre conseguirem o que eles querem através de mentiras ou de trabalhos copiados de última hora, tentando se mostrar como o aluno competente. Mas tudo funciona assim, sempre foi e não vai ser agora que vai mudar. O aluno que puxar o saco de um professor sempre vai ter mais chances que qualquer outro aluno que não faz questão de tentar aparecer, mas que cumpre as obrigações corretamente.

Ou seja... a felicidade pela vitória da Isabel vem pelo fato de que EU SEI que ela é uma aluna responsável. Eu sei como o jogo dela foi feito com carinho por ela mesma e teve toda uma dedicação durante esse processo de desenvolvimento. Assim como em nosso processo de criação de Spectro Vital eu me senti dedicado 10000% do início ao fim, eu também sei que Isabel esteve nessa mesma determinação e conseguiu concluir um jogo muito legal, interessante e inteligente. Portanto, parabéns!!! Ela mereceu MESMO!

Quanto aos outros jogos eu prefiro não avaliar. Até porque não acompanhei o processo de desenvolvimento dos respectivos projetos. A minha avaliação em si acabou sendo pelo resultado final apresentado. E em cima disso que fica um pouco de indignação de minha parte por não termos entrado nem na terceira colocação do festival. Mas é como eu disse: qualquer um ali, antes mesmo do resultado, já sabia que dependendo de qual professor fosse avaliar os jogos, os vencedores seriam óbvios, totalmente direcionados à preferência de certos professores. Pelo menos não tivemos uma surpresa no fim. E aconteceu exatamente como prevíamos. E a equipe avalatiava continua agindo de forma tãaaao "profissional". Parabéns meus caros!! (:

De qualquer forma, essa etapa se encerrou e de modo geral deu tudo certo. Fico feliz de nosso grupo ter conseguido alcançar essa meta que tanto buscávamos e de o resultado final de Spectro Vital ter ficado legal e feito com todo o carinho que tivemos do começo ao fim. Agradeço a colaboração de todos nesse processo, agradeço aos elogios e também as dicas. E aqui fica os meus parabéns a todos nós: o primeiro grupo de alunos formandos do curso de Tecnologia em Jogos Digitais da PUC-SP. VALEW!
- Matheus Pitillo

Nenhum comentário:

Postar um comentário