quinta-feira, 30 de abril de 2009

.conceito do jogo

Tinhamos como nome provisório do jogo, a idéia de Spectro Continuoum, pois dessa forma, o próprio título já respondia pelo resto do jogo. Porém, achamos que o nome não "vendia" uma idéia muito interessante, e como nosso jogo fala muito sobre a vida, vitalidade e até mesmo está presente as nossas tão importantes Árvores Vitais, optamos pela mudança do nome, se tornando enfim Spectro Vital.

De acordo com o conceito do jogo, que estarei descrevendo abaixo, sendo quase como uma sinópse, vocês perceberão que outra coisa muito importante no game serão os Spectros. Mas de onde afinal veio a idéia de Spectro? Isso tudo veio pelo fato de que o espectro contínuo visível possui todas as cores que o ser humano consegue enxergar. E como em nosso game, o garoto Noah precisa recuperar as próprias cores da alma, a única forma dele conseguir isso, é coletando todos os Spectros que estarão ao fim de cada desafio.

Bom, chega de delongas e vamos logo ao conceito do game.



Nome: Spectro Vital
Conceito: "No Universo de Sonhar, criado pelo escritor Neil Gaiman, o jovem garoto Noah se vê perdido entre a imaginação e a realidade. Noah entra em um coma quase irreversível e é exatamente nesse momento em que toda a história do jogo começa a acontecer. Durante a sua trajetória, na visão do jovem garoto, Sonhar está sem cores, representando justamente a falta de sentidos na vida de Noah. Para que ele volte a sua vida normal e acorde novamente, o garoto precisa se encontrar com todas as fases e emoções da vida humana mais uma vez. E para que isso aconteça, Noah precisará conhecer e aprender mais com os sete Perpétuos - um grupo de seres que personificam vários aspectos e sensações humanas do universo. - Cada um deles ensinando mais sobre o Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio.

Os Perpétuos estão presos em Universos Paralelos de Sonhar. E o único acesso de Noah para esses outros planos espirituais, será encontrando as importantes Árvores Vitais, ao qual possuem portais dentro delas. Elas são em um total de três árvores importantes que costumavam trazer o equilíbrio à Sonhar. Mas no momento que Noah se perde dentro de seu próprio corpo e mente, o Sonhar de sua alma deixa de funcionar como antes e, consequentemente, as Árvores Vitais que mantiam o equilíbrio de sua alma, morrem.

Assim, ao fim, aprendendo mais sobre a vida, e completando os desafios que os Perpétuos lhe passam, dentro de cada uma das Árvores Vitais, Noah poderá recuperar progressivamente as cores – conhecidas como Spectros - do mundo ao seu redor. E quando consegue recuperar os Spectros de volta à Sonhar, se libertando de tudo e renascendo as Árvores Vitais, o garoto consegue acordar do coma."


- Matheus Pitillo

domingo, 26 de abril de 2009

.cronograma de produção inicial

Segue abaixo o nosso Cronograma de produção do nosso jogo. Estarei sempre atualizando esse post, assim que completada mais uma etapa da produção. A idéia é poder nos manter mais organizados com os deveres e as datas. Por enquanto, apenas o cronograma desse primeiro semestre.

1. Conceito do Jogo (OK)
2. Roteiro (OK)
3. Mecânica (OK)
4. Storyboard & Concept Arts (OK)
5. Protótipo Interativo (OK)
6. Fase 01 - Aprovação da Banca (OK)

- Matheus Pitillo

.de volta à sonhar

Sonhar pode ser uma tarefa muito complicada. Em alguns casos prazerosa, divertida, inteligente, cansativa e até mesmo perigosa. Mas todo ser humano tem direito e possui a necessidade de sonhar. Até mesmo aquelas que não escolhem pelo mesmo Sonho, ou a mesma proporção, que suga sua mente e te afunda em um Universo que não deveria ser tão confuso assim.

Nós, estudantes do curso de Tecnologia em Jogos Digitais da PUC-SP, estamos também lutando pelo nosso sonho. Durante esse último ano do curso, precisávamos escolher um tema e criar um game completo, seguindo todas as fases de produção, até chegar em um resultado apresentável e convincente, para assim completarmos o nosso sonho: a criação do nosso próprio jogo e a conclusão e formatura do nosso curso. Então pensamos: "O que melhor poderia representar os nossos sonhos, do que o próprio SONHAR?"

Acredito que nem todos sabem o que é Sonhar, ou quem é Sandman, quem são os Perpétuos etc. E tudo isso pode parecer uma bagunça maior do que realmente é. Mas tudo se resume a histórias criadas pelo grande escritor Neil Gaiman. E Sonhar é onde toda essa imaginação acontece. É onde se encontram os desafios, os segredos, as experiências, e principalmente, onde estarão os tão admirados e complicados Perpétuos. Mas além disso tudo, agora Sonhar também passa a ser o local onde nosso pequeno garoto Noah se encontra perdido.

Enfim, temos como idéia utilizar esse blog mais como forma de organização, do que divulgação. Não que o segundo não seja válido, mas queremos poder manter nosso projeto organizado e registrado por aqui, para podermos também observar como tudo foi se desenvolvendo e os caminhos e métodos que fomos seguindo. Então o que faremos é atualizar o blog, de acordo com a sequência de atividades que formos fazendo e que formos sendo cobrados pela faculdade. Os materiais serão organizados por tópicos. Portanto, entraremos em maiores detalhes sobre a história do jogo nos posts seguintes.

Nosso projeto se chama Spectro Vital - ao qual detalharei melhor o motivo no próximo post - e os componentes do nosso grupo de TCC somos três. Eu, Matheus Pitillo; e os meus dois outros amigos Lucas Valino e Raphael Gonzaga.

Estamos utilizando como softwares principais, no desenvolvimento do jogo, programas de modelagem e animação 3D, como XSI, Blender, 3Ds Max e Cinema 4D. Para a produção e edição de áudio o software Audacity e como engine principal, a C4 Engine, que trabalha com programação em C++.

Esperamos que o projeto dê certo e que possamos fazer dos nossos sonhos, o verdadeiro Sonhar. Obrigado à todos pela força e aguardem novos posts com mais conteúdos.

- Matheus Pitillo