quinta-feira, 22 de outubro de 2009

.semana acadêmica

Boa noite pessoal, tudo bem?
Essa semana está rolando na PUC a Semana Acadêmica. A Semana Acadêmica é focada nos cursos de Jogos Digitais, Mídias Digitais e Ciências da Computação. Com palestras e workshops diariamente.

Foi solicitado aos alunos que estão em fase de TCC, que apresentássemos uma versão Demonstrativa de nosso jogo e junto com a mesma um pôster com uma descrição conceitual, metodológica, seus resultados e conclusão. Há cada dia foi apresentado grupos diferentes e, no caso de Spectro Vital, apresentamos no dia de hoje (Quinta-Feira). Infelizmente o Raphael Gonzaga não pôde comparecer por motivos de saúde, mas de qualquer forma a apresentação aconteceu de forma natural e pelos comentários que ouvimos depois, parece que tanto os alunos como os outros visitantes gostaram bastante da idéia do Projeto e do que foi demonstrado.

Apresentamos como cenário de demonstração a Floresta das Almas. Encaixamos para a apresentação a reflexão e refração que faltava na água do rio. Como também alguns outros efeitos que ainda faltavam. Porém, em relação ao movimento progressivo da neblina, dificultando a visão do jogador, ainda não foi inserido nas linhas de programação. O que deverá ser feito até a entrega final do Projeto.

Acima pode-se ver o pôster que apresentamos juntamente ao nosso Demo. O tamanho original foi de 1.50m de altura, por 1.00m de largura. Todos os pôsters de todos os TCCs ficarão expostos pelos corredores da PUC por alguns dias, para que os outros professores e alunos possam ver durante esse semestre.

- Matheus Pitillo

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

.cenário: floresta das almas

Dando continuidade ao post anterior, agora irei apresentar para vocês o cenário da Floresta das Almas, que por sinal, acabamos de terminá-lo. Na verdade falta um detalhe ou outro, mas esteticamente falando ele já está funcionando corretamente, inclusive o painel dos cogumelos, com o código de acesso.

A FLORESTA DAS ALMAS

A Floresta das Almas é o cenário em que estão os Perpétuos Destino e Morte. Nesse caso, para que Noah consiga o Spectro que tanto procura, ele precisará entender mais sobre como o Destino dos humanos e a Morte andam juntos. Mas caso compreenda a Morte e consiga aceitá-la da maneira correta, o garoto poderá achar uma saída dessa floresta e conseguir o acesso pelo portão de lasers.

DIFICULDADE: A maior dificuldade que tivemos/estamos com esse cenário, é a de conseguir fazer com que a neblina começa a subir progressivamente com o passar dos minutos, cada vez impossibilitando mais e mais a visão de Noah. Para assim, o jogador precisar decifrar o código do painel o mais rápido possível.

SOLUÇÃO: Ainda não conseguimos uma solução, porém, iremos atrás de alguma forma para programar o movimento da neblina, de acordo com o tempo decorrido.

Bom pessoal, por hoje é só! Para os que quiserem fazer comparações dos cenários em 3D, com os concept arts iniciais, peço que voltem alguns posts e procure pelos mesmos. Verão que tentamos ao máximo deixar os cenários o mais fiel possível. E fiquem ligados, em breve mais novidades aqui!

- Matheus Pitillo

domingo, 11 de outubro de 2009

.cenário: labirinto do tempo

Hey ya, guys. Tudo bem?
De acordo com o nosso cronograma - que por sinal acabei de re-atualizar - estava previsto para que os três cenários das Árvores Vitais fossem concluídos para o início do mês de Novembro. Mas como tudo está uma correria e o tempo está cada vez mais curto, para garantir que tudo desse certo nós já começamos a adiantar os cenários também. Com isso, dois deles já estão prontos e jogáveis. Sendo assim, decidi fazer um double post e apresentá-los a vocês.

O LABIRINTO DO TEMPO

O Labirinto do Tempo é o cenário onde estão as Perpétuas Desespero e Delírio. Para que Noah consiga o Spectro dessa fase, o garoto deve entender mais sobre esses dois sentimentos humanos e compreender como funcionam. Assim como diz o seu próprio nome, o cenário é um labirinto de idas e vindas.

DIFICULDADE: Diante das dificuldades que tivemos no desenvolvimento desse cenário, a maior delas foi fazer com que as paredes de plantas do labirinto começasse a envelhecer, na volta do personagem pelo cenário, logo após o encontro com a Desespero. Porém, não conseguimos programar a alteração e mistura das texturas para causar esse efeito por onde o garoto passasse.

SOLUÇÃO: Sendo assim, a solução que encontramos foi alterar alguns objetos que estariam presentes pelo caminho, por exemplo as tochas que demarcavam a posição do jogador. Na volta, algumas delas estavam caídas no chão e apagadas.

- Matheus Pitillo